12ª EDIÇÃO DA FESTA DO VAQUEIRO: MAIS UM ESPETÁCULO DE CULTURA E PROFISSÃO DE FÉ

02/10/2017

Por: Robson Rodrigues dos Santos

Aconteceu neste domingo (01/10) a décima segunda edição da já tradicional e agora Patrimônio Histórico Imaterial Festa do Vaqueiro, um verdadeiro espetáculo de beleza e de profissão de fé, revitalizando os nossos valores e reafirmando a nossa diversidade cultural.

Realizada pela Legião dos Vaqueiros, sob o comando de Jader Moreira Rafael, a estrutura da Festa conta com uma organização primorosa, que vai desde a recepção das comitivas advindas de outras cidades, a realização da tradicional Missa do Vaqueiro celebrada ao ar livre e culminando com uma belíssima confraternização regada a comida farta, bebidas e atrações musicais ao estilo country e sertanejo universitário.

O evento contou com a participação de autoridades eclesiásticas e do mundo político, a exemplo do Prefeito Roberto de Jesus, acompanhado da primeira dama e Secretária Municipal de Assistência Social Cláudia Mária e dos Deputados Leonardo Monteiro, Rogério Correia e Dr. Jean Freire, todos do PT - Partido dos Trabalhadores.

Destaque para a participação do Vice-Prefeito Benedito Barreto que conduziu toda a celebração da Missa do Vaqueiro com uma entonação que encanta e emociona, ao som das maravilhosas Aboiadeiras do Bueno, da viola de Tau Brasil e na Festa realizada no Sítio Lá na Roça, o som estilizado de Ronnie O Calor de Minas e Procópio Cowboy, pela primeira vez no evento.

Enfim, difícil descrever em palavras tanta beleza, encantamento e poesia, que retrata com tanta fidelidade o dia-a-dia da profissão de vaqueiro, que faz parte da nossa história, da nossa cultura e dos nossos sonhos.

Só nos resta então parabenizar aos organizadores e idealizadores do Projeto, inclusive aqueles que já partiram desta vida e que foram alvo de homenagens no decorrer da celebração da Missa, como o saudoso Geraldinho, que muito contribuiu com sua força de trabalho para que o evento ganhasse dimensões tão grandiosas.