4º ENCONTRO DE FOLIAS E CHAROLAS DE SÃO SEBASTIÃO

21/09/2017

A Prefeitura de Nanuque, através da Divisão de Cultura, participou nos dias 16 e 17 de Setembro do 4º Encontro de Folias e Charolas de São Sebastião na Cidade de Mutum/MG, que tem dentre os principais objetivos manter vivas as tradições locais, criar um ambiente de intercâmbio cultural e impulsionar o resgate de grupos de charola.

Promovida pela Prefeitura de Mutum, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, a festa deste ano teve com caráter especial celebrar o centenário da manifestação cultural na região. Destaque para a Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis, classificada no Brasil como folclore e praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada a procura do esconderijo do Messias Prometido, de 06 a 20 de janeiro, data em que é comemorado o dia de São Sebastião.

A cidade de Nanuque se fez representar através da Divisão de Cultura que vinha se empenhando em organizar a Folia de Reis "Matero" do distrito de Vila Gabriel Passos. A Folia de Reis na Vila já acontece há mais de cinquenta anos e desde então esse grupo que é composto por moradores músicos, se dedica para que essa tradição não caia no esquecimento.

A Folia, liderada pelo mestre Fidelcino Mendes, o "PUBA", como é mais conhecido pelos seus companheiros, todo ano segue pela região com reverência aos passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

"O nosso desejo é que esta festa se torne cada vez mais presente na vida das pessoas. Vivemos uma época de inversão de valores e o resgate da nossa cultura, a preservação do legado que nós herdamos dos nossos pais, dos nossos avós, bisavós, enfim, é uma missão da qual nós não podemos descuidar. Constitui parte do nosso patrimônio histórico e cultural". Comentou Fidelcino Mendes, o mestre "Puba".

As canções que o grupo Matero apresenta nas paradas, são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso do folião, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais. Foi a primeira vez que o grupo se apresentou fora da cidade e isso vai ficar na memoria de todo os foliões que não escondiam a emoção e a alegria de estarem representando culturalmente o Município de Nanuque.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nanuque