COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DA JUVENTUDE É MAIS UM INDICATIVO DA GESTÃO PARTICIPATIVA DO PREFEITO ROBERTO DE JESUS

15/08/2017

Seguindo a linha de uma gestão participativa e de consulta à sociedade a fim de se assegurar a mais ampla participação popular na formulação de politicas públicas voltadas para os mais diversos segmentos, no último dia 12/08 o Prefeito Roberto de Jesus deu posse empossou aos integrantes do "Conselho Municipal de Juventude de Nanuque - COMJUV", em cerimônia realizada nas dependências da Câmara de Vereadores.

O Comjuv tem composição paritária com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Sociedade Civil, cuja finalidade é formular políticas públicas para a juventude. Em 69 anos de emancipação política, o Município de Nanuque nunca possuiu um canal formalmente constituído onde a juventude pudesse externar seus anseios, suas expectativas e suas necessidades, entretanto, o Prefeito Roberto de Jesus, sensível ao clamor deste segmento, prontamente instituiu o seu Conselho Municipal, dando voz e vez a quem nunca foi ouvido de forma institucional.

Compõe o Comjuv as seguintes entidades e seguimentos: Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, representando o poder público; Movimentos Artísticos e Culturais da Juventude; Movimentos Esportivos Juvenis, Movimento Católico de Jovens, Movimento Evangélico de Jovens, Movimento Jovens com Deficiência, Movimento Comunitário, Movimento Jovens da Loja Maçônica, Movimento OAB Jovem, Jovens do CREA Nanuque, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente representando a Sociedade Civil.

A Coordenação do Conselho da Juventude ficou a cargo de Maycon Guimarães, representando o Poder Público, na qualidade de Presidente do Comjuv; Joscislede de Jesus Couto, representando a Sociedade Civil, do Movimento Católico de Jovens, na condição de Vice-presidente; Fernanda Costa Guimarães, também da Sociedade Civil pelo Movimento Evangélico de Jovens, como 1ª Secretária e Maria Luiza Miranda Sena, pelo Poder Público como 2ª Secretária.

"Nós, durante o processo de eleições, quando nós percorremos todos os bairros desta cidade e visitamos quase a totalidade das residências, prometemos às pessoas que nós voltaríamos para discutirmos qual o modelo de cidade que nós queríamos. E estamos fazendo isso. Ao fortalecermos a representação dos diversos segmentos da sociedade através dos seus Conselhos, discutindo a questão do orçamento através das audiências públicas, enfim, nós efetivamente estamos cumprindo a nossa promessa e retornando às bases, ouvindo as pessoas e sendo ouvido por elas". Afirmou o Prefeito Roberto de Jesus.

E conclui: "A juventude nunca teve nesta cidade um canal permanente de diálogo com o Poder Público. Digo isso porque tive participação efetiva nesse segmento. Agora, o caminho está sedimentado. Vamos conversar".

O evento contou com a presença de Kamale Gam, Servidor da Prefeitura de Vitória/ES, onde é militante da cultura hip hop, membro do Conselho do Negro, tendo já coordenado o Centro de Referência de Juventude da capital capixaba e no encontro trocou experiências com os jovens participantes.

Também marcou presença o Dr. Carlos Adolfo, que proferiu uma interessante palestra voltada para o público jovem sobre DST/Aids.

Na programação foi exibido o documentário "Nunca me sonharam", que relata a realidade dos jovens vista por um outro ângulo.

FONTE: Prefeitura Municipal de Nanuque