DIVISÃO DE CULTURA E LEGIÃO DOS VAQUEIROS PROMOVEM CICLO DE PALESTRAS NO DIA MUNICIPAL DA ESTRADA SANTA CLARA

24/08/2017

Pela Lei Municipal nº 2.294/15 de 02 de setembro de 2015, 23 de agosto é dedicado à comemoração do "Dia Municipal da Estrada Santa de Clara", motivo pelo qual, a Secretaria de Educação, por intermédio da Divisão de Cultura e em parceria com a Legião dos Vaqueiros, promoveu um ciclo de palestras alusivas ao dia em comento.

Representando a Legião dos Vaqueiros, o Senhor Jader Moreira Rafael Advogado e Escritor, percorreu as Escolas Municipais Américo Machado e Caic, falando aos alunos do 1º ao 9º ano acerca da inauguração da Estrada Santa Clara em 1857, seu contexto histórico e sua importância no cenário cultural da região do Vale do Mucuri.

A Lei Municipal nº 2.294/15, de autoria do Vereador Gilmar dos Santos Pereira - o Alemão, vem corroborar com um acervo de documentos que comprovam de forma incontestável o referencial histórico da estrada Santa Clara, tendo sido a primeira estrada de rodagem feita no País.

O então Governo Imperial, através do decreto nº 426, do ano de 1845, na cidade de Ouro Preto, determinou que a mesma fosse construída. Assim, a estrada foi inaugurada no dia 23 de agosto de 1857, data sugerida para o "Dia Municipal da Estrada de Santa Clara".

De acordo com a Chefe de Divisão de Cultura do Município Girlane Amaral "esta ação (o ciclo de palestras), visa levar ao conhecimento da comunidade estudantil das séries iniciais do município, fatos importantíssimos que permeiam a nossa história, contam do nosso passado de uma forma muito poética, enaltecendo os nosso valores, fortalecendo as nossas raízes e diversificando a nossa cultura. Estamos muito orgulhosos deste evento".

E concluiu dizendo: "Agradecemos à Legião dos Vaqueiros na pessoa do brilhante Jader Moreira Rafael, que com a gentileza e boa vontade de sempre, que, aliás, é característico da sua pessoa, pela parceria na realização das palestras aos alunos das Escolas Américo Machado e Caic". Finalizou a Chefe de Divisão de Cultura.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nanuque