NOVO MODELO DE COLETA DO LIXO COMPLETA 01 MÊS, MAS AINDA ENCONTRA RESISTÊNCIA NO CENTRO DA CIDADE

30/08/2017

A Prefeitura de Nanuque iniciou a cerca de um mês, um trabalho de conscientização sobre a importância de uma coleta de lixo eficiente com vistas a uma cidade de ambiente mais saudável, com a implantação do modelo de coleta noturna que será reforçado com uma campanha envolvendo palestras nas escolas aos alunos da rede pública de ensino, em parceria com os acadêmicos da Unec - Universidade de Caratinga, a se iniciar no mês de setembro que já se avizinha.

Na avaliação de Washington Honorato, Chefe de Divisão de Compras e Licitação, os resultados do novo modelo da coleta de lixo realizada no período da noite, tem vários fatores que favorecem uma coleta mais eficiente como trânsito com menos movimento, o que possibilita um deslocamento mais rápido dos caminhões coletores; menor exposição do lixo nas vias públicas em horário de maior movimentação de pessoas; menor incidência de urubus, evitando que os mesmos espalhem o lixo antes que os coletores passem, enfim.

No entanto, embora o novo modelo de coleta do lixo nestes primeiros 30 dias, associado à uma intensa campanha de informação sobre os novos horários com carros volantes, tenham surtido uma melhora de cerca de 70% no quesito eficiência, existem setores que ainda resistem e continuam a colocar o lixo nas ruas após a passagem do caminhão coletor, notadamente no centro da cidade, em áreas como Rodoviária e Calçadão, mas também em alguns bairros mais populosos.

Inconcebível que as pessoas esperem o caminhão coletor passar para logo em seguida colocarem as suas sacolas nas calçadas e vias públicas. A Prefeitura tem feito a sua parte, investindo recursos materiais e humanos a fim de melhorar a qualidade da coleta e oferecer um ambiente melhor e mais saudável a todos, contudo, a população precisa entender que se cada um não fizer a sua parte, vai ser muito difícil colocar ordem na casa.

Segundo Washington Honorato "é inegável que houve uma melhora significativa e os resultados do novo modelo de coleta de lixo já se fazem sentir. Contudo, fazemos um apelo aos moradores dos bairros e aos comerciantes da área central da cidade, que cooperem conosco, coloquem o lixo para ser recolhido antes de o caminhão passar, nos dias e horários especificados nos anúncios. Precisamos do apoio de todos" Afirmou o Chefe de Divisão de Compras e Licitação