PREFEITO ROBERTO DE JESUS REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR PROJETO DE LEI QUE TRANSFORMA HPS EM FUNDAÇÃO

21/09/2017

Aconteceu na noite do dia 19/09, nas dependências da Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública convocada Prefeito Roberto de Jesus a fim de discutir o Projeto de Lei em tramitação naquela egrégia Casa Legislativa, que transforma a Administração do Hospital e Pronto Socorro Municipal Renato Azeredo em uma Fundação Municipal de Saúde com personalidade jurídica de direito privado.

O que isso significa na prática? Significa que, uma vez transformado em Fundação, o HPS terá uma Administração descentralizada, composta por um Conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, com poderes para ampliar as possibilidades de captação de recursos para a manutenção daquele nosocômio, inclusive junto à iniciativa privada, com vistas a melhorar o atendimento e proporcionar uma Saúde de melhor qualidade aos munícipes.

Participaram da audiência representantes da Câmara Municipal de Vereadores, com destaque para a Presidente da Mesa Diretora Nininha Rosilene e o Vice-presidente Valdemar Favoretti; a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Cláudia Onofri; o Secretário Municipal de Saúde Marcos Izaguirres, além do Prefeito Roberto de Jesus, o Vice-Prefeito Benedito Barreto e inúmeros populares que repletaram as dependências da Câmara Municipal.

O Prefeito Roberto de Jesus expôs de forma clara e transparente todo o projeto de lei, suas consequências, seus desdobramentos, com exposição de demonstrativos que não deixaram dúvidas quanto à viabilidade do Projeto, no que foi corroborado pelas palavras dos Vereadores Sólon Ferreira da Rocha Filho que vê grandes benefícios com a medida e Carlos Lucas, sendo que este fez questão de imediato hipotecar todo o seu apoio e declarar voto favorável ao Projeto, tão logo seja posto em votação.

Médicos, empresários, policiais militares e outras autoridades presentes, num público estimado em cerca de 120 pessoas, hipotecaram apoio ao Projeto, sabatinaram o Prefeito Roberto de Jesus que respondeu a todos os questionamentos com muita sobriedade e clareza, sendo que várias pessoas fizeram questão de ressaltar que veem com bons olhos as medidas adotadas, pois, são necessárias para que a Administração possa se modernizar e buscar caminhos alternativos para o seu desenvolvimento.

"Desde o início do nosso Governo tenho dito, e mais que isso, tenho demonstrado em nossas ações, que a saúde será sempre prioridade para nós. O Projeto de Lei que institui a Fundação Municipal de Saúde é um Projeto ousado, do ponto de vista da sua estrutura, mas também é uma alternativa real para que nós possamos dar um passo adiante no sentido de evitar um colapso no nosso Sistema de Saúde". Afirmou o Prefeito Roberto de Jesus.

"E sempre será bom lembrar que, quando assumimos, tinha um indicativo de fechamento do HPS. Conseguimos, com algum esforço, estabilizar a situação, todavia, o que nós temos a médio e longo prazo como medida eficaz para evitar a falência da Saúde é a criação da Fundação". Vaticinou o Prefeito. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Nanuque