PREFEITO ROBERTO DE JESUS SE REUNE COM REPRESENTANTES DO MP PARA DISCUTIR MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO DA CRISE FINANCEIRA

18/09/2017

Na tarde do dia 13/09, na sala de reuniões da Prefeitura de Nanuque, o Prefeito Roberto de Jesus se reuniu com os representantes do Ministério Público Estadual, os Promotores Dr. Thomás Henriques Zanâella Fortes e Dra. Carolina Cerigatto para discutir as dificuldades enfrentadas pelo Município em face da grave crise financeira que assola o Estado de Minas Gerais e o país, bem como as medidas adotadas pelo Governo Municipal para o enfrentamento da crise.

Também estiveram presentes à reunião a equipe de Governo, representada por diversos Secretários Municipais; Nininha Rosilene, Presidente da Câmara de Vereadores; a Presidente do SINDSENA - Sindicado dos Servidores Públicos Municipais - Lualga Miranda e Mirela Muniz, Diretora do Instituto Municipal de Previdência - IPASMUN.

O foco central da discussão girou em torno da realidade socioeconômica do município, onde o Prefeito Roberto de Jesus fez uma explanação sobre os ajustes que estão sendo realizados na administração, a reorganização administrativa em várias áreas, sendo que o ponto sensível citado foi a queda nos repasses do FPM - Fundo de Participação dos Municípios, algo em torno 20% em relação á média dos repasses mensais, observando-se que, em determinados meses, essa queda acentuada chega a índices alarmantes.

Na ocasião, foi entregue aos presentes um relatório de acompanhamento da "Gestão Financeira e Fiscal" do Município referente ao período de Janeiro a Julho de 2017. O promotores ressaltaram a importância da responsabilidade fiscal e moral frente a administração, pois, desta forma, é possível se construir uma pauta que esteja em sintonia com os anseios da sociedade.

O Prefeito Roberto de Jesus falou ainda da relação do Poder Público com as instituições que recebem aporte financeiro dos cofres do Tesouro Municipal e que atuam como braço da Administração em face da queda acentuada dos recursos, frisando a necessidade destas entidades se enquadrarem nas medidas de contenção de despesas e responsabilidade de gerenciamento desses recursos, para que serviços essenciais não sofram solução de continuidade.

"Esse contato com os Representantes do Ministério Público Estadual e da Câmara de Vereadores é de extrema importância para construirmos um diálogo em que seja possível apontar caminhos de enfrentamento da crise que assola as nossas finanças, pois, cada um dos Poderes aqui representados podem contribuir de alguma forma para minimizarmos os impactos dessa crise sobre a nossa sociedade". Asseverou o Prefeito Roberto de Jesus.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nanuque