Projeto “Lagoa Viva”: Um domingo memorável

06/06/2017

Aconteceu no último domingo 04/06, a primeira edição do Projeto "Lagoa Viva" Meio Ambiente e Cidadania, uma iniciativa da Prefeitura de Nanuque, em parceria com a Ong Movimento Águas do Mucuri, Artenaq, Clube dos Desbravadores, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Grupos de Capoeira Ânsia de Liberdade, Iê Camará e Ginga, além do envolvimento direito das Secretárias de Meio Ambiente, Educação e Cultura, Esportes, Obras, Planejamento Ouvidoria e Assessoria de Comunicação.

O evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, teve início por volta das 10:30 horas com as apresentações musicais da Banda Filarmônica 27 de Dezembro, Coral do Centro de Convivência da Melhor Idade e João do Samba. Logo após, deu-se a solenidade de inauguração do Posto Policial da 24ª Cia Ind. da PMMG, quando foi dito pelo Major Elson Ferreira dos Santos "que Nanuque está há 20 dias sem ocorrências de assalto". 

Na sequência das solenidades, ocorreu o tão esperado lançamento da Comenda Dr. Ivan Claret, com a presença de diversas autoridades como Vereadores, o Comando das Polícias Militar e Ambiental, Secretários de Governo, representantes de entidades e movimentos sociais, além do Prefeito Roberto de Jesus e a Senhora Ani Fonseca Brito, filha do homenageado. 

A Comenda, que leva o nome do médico Dr. Ivan Claret (in memorian), agraciado com o Prêmio Global 500, mesma honraria concedida ao seringueiro Chico Mendes, será posteriormente concedida às personalidades de destaque na sociedade nanuquense, com critérios ainda a serem definidos.

O evento foi prestigiado por pessoas de todas as idades, de todas as classes sociais que abrilhantaram o domingo dedicado às famílias, destinado a reavivar o sentimento de autoestima, do orgulho de ser nanuquense, de pertencer à cidade que por anos a fio tem sido alvo de abandono de gestões descompromissadas e que acabaram por fazer com que as pessoas se sentissem abandonadas pelo Poder Público, que agora busca retomar os espaços destinados às boas práticas esportivas e de lazer, como a Lagoa dos Namorados, cartão postal de Nanuque.

Várias outras atrações culturais (feira de artesanato) e esportivas (aulas de zumba) ainda tiveram lugar no decorrer do dia, com apresentações musicais com o grupo de pagode Os Caetanos e o cantor Léo Pinheiro com a banda Flet. Além disso, ocorreram ainda, simultaneamente: Rua de Lazer com Futebol de Travinha e Peteca (Turma de Educação Física - UNEC), queimada, vôlei etc; exposição de animais empalhados (preguiça, onça parda, cobra, dentre outros) pela PM Ambiental; distribuição de água pela Copasa; apresentação do Grupo Circense Alegria, da Escola Álvaro Romano; aferição de pressão arterial (Secretaria de Saúde) e atendimento da Turma do 9º Período de Fisioterapia da UNEC.

"Foi um dia realmente memorável esse 04 de junho. A alegria estava estampada em cada rosto, em cada gesto, em cada atividade desenvolvida. Isso nos dá a certeza de estarmos no caminho certo. É claro que, com os recursos que temos, não podemos chegar em todos os lugares ao mesmo tempo ou com a celeridade que muitos gostariam. Mas, estamos fazendo o nosso melhor para que as coisas aconteçam e tudo o que nós pedimos é que as pessoas acreditem, que confiem na seriedade do nosso trabalho e que nos ajudem nesse processo de retomada". Conclamou o Prefeito Roberto de Jesus. 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Nanuque.